No âmbito do Projecto de Apoio Institucional e de Sustentabilidade ao Abastecimento de Água Urbano e ao Serviço de Saneamento, Co-financiado em 80% pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), estão em curso a realização de estudos para a Gestão de Águas Residuais em 11 cidades costeiras, afim de se encontrar soluções que visam melhorar as condições de vida da população, com especial enfoque para a saúde pública. Nesta perspectiva foi realizado a 3 de Novembro de 2020, por intermédio da plataforma digital, a reunião, orientada pela Directora Nacional das Águas, Dra. Elsa Ramos, com a finalidade de apresentar os estudos a realizar no âmbito da recolha e tratamento de águas residuais das cidades costeiras de Benguela, Lobito e Baía Farta.
Recordamos que o acto surge na sequência de encontros similares já realizados, que tiveram o seu início a 28 de Janeiro de 2019.
Actualmente, os trabalhos em curso encontram-se na fase de Estudo de Viabilidade e o Workshop realizado ontem visou dar a conhecer as diferentes soluções técnicas propostas pelos consultores, pois é com base numa análise multicritério, que são consideradas as componentes técnica, económica, ambiental e social que são propostas as soluções integradas e sustentáveis, adaptadas ao meio urbano e ao meio periurbano.
Com este objectivo, serão realizadas reuniões de trabalhos com os grupos focais de Benguela, Lobito, Baía Farta e Catumbela, entre os dias 16 e 19 de Novembro, para assegurar que o projecto seja transmitido e entendido por todos, permitindo às comunidades participarem e acompanharem de forma sistemática, para que eventuais correcções sejam feitas em cada fase e em tempo útil.
Com a realização destas reuniões de trabalho e dos workshops, além de dar a conhecer a toda a comunidade o andamento dos trabalhos, permite também a adopção de soluções socialmente viáveis e sustentáveis para a solução de saneamento de cada umas das cidades.
MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS, Luanda, 04 de Novembro de 2020