Com objectivo de avaliar o nível de funcionamento das infraestruturas do Sector, na província da Huila, seguiu ontem, 03 de Novembro, a comitiva do Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, composta pelo Secretário de Estado para a Energia, António Belsa da Costa, o Presidente do Conselho de Administração e administradores da PRODEL, directores nacionais e outros altos funcionários das empresas do sector, com destino à província.
Chegados ao destino, foram recebidos pelo anfitrião, o Governador, Luís Nunes, começando por visitar as obras de reabilitação que decorrem na Central Hidroeléctrica da Matala.
Recorda -se que a Central da Matala conta com uma potência instalada 3x13,6 MW = 40,8 MW, está composta por 3 grupos geradores dois dos quais em exploração comercial (G1 e G2) e o terceiro que por razões de avaria, está a sofrer algumas intervenções a nível do Projecto de remodelação.
Na senda da intervenção que está a ser feita neste preciso momento, a central conta apenas com 1 Grupo Gerador em exploração (Grupo 1) e o grupo gerador número 2 está a beneficiar da revisão anual (uma manutenção necessária por recomendação dos fabricantes) cujos trabalhos terminam ainda em finais do ano curso.
Importa salientar que as obras de reabilitação da Central estão a cargo da empresa Elecnor e que registou vários atrasos no cumprimento dos prazos de conclusão, originados pela situação acusada pela pandemia, COVID 19.
Na sequência da missão levada a cabo na província da Huila, o governante avaliou o grau de funcionamento da Central Térmica da Arimba, na cidade do Lubango, uma central importante, com uma potência instalada de 40 MW , contemplando 17 máquinas disponíveis, registando 11 máquinas avariadas, sendo que existe no momento, cerca de 21 MW em operação.
Por fim, o Ministro e sua delegação, reuniram com os técnicos e responsáveis das infraestruturas visitadas, deixando recomendações e orientações aos técnicos presentes, destacando a necessidade primária dos cuidados de bio segurança em função da pandemia, enaltecendo a necessidade do reforço da segurança individual e colectiva entre os colaboradores.
Deixou igualmente à equipa da PRODEL engajada na empreitada do aumento da capacidade de produção de energia a província, palavras de encorajamento, brio, abnegação e força à todos.
Para conclusão do dia, o governante e sua comitiva visitaram Central Térmica do CFM, no bairro Ferrovia.
MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS, Lubango, 04 de Novembro de 2020