Numa altura em que a pandemia do novo coronavírus continua a avançar em particular na província de Luanda, o maior epicentro da COVID-19, há maior necessidade da testagem em massa, para a detecção do verdadeiro número de infectados no seio do Sector das Águas e Energia, pela exposição imposta pelas actividade de fazer chegar água e luz aos angolanos.
Na sequência da Programação do Rastreio, destinado aos trabalhadores do sector da Energia e Águas, decorre desde o dia 12 de Outubro (segunda-feira) no Centro Médico da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade, ENDE-EP, a testagem em massa, que vai até o próximo dia 22 de Outubro.
Hoje, 14 de Outubro, o acto foi testemunhado pelo Ministro da Energia Águas, João Baptista Borges, que foi seguido pelos Secretários de Estado de Energia e Águas. O objectivo desses rastreios em massa nos trabalhadores do Sector passa por permitir a obtenção de informações preliminares sobre a existência de eventuais casos positivos no Sector que permitirá tomar medidas contra a pandemia, além da antecipação de medidas contra a Pandemia.
No final, o governante deixou algumas palavras de encorajamento aos profissionais de saúde engajados nesta missão, bem como aos trabalhadores para que cumpram na íntegra as medidas de prevenção individuais e colectivas contra a Covid-19.
MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS, em Luanda, 14 de Outubro de 2020.