Os Conselhos da Administração da Empresa Nacional de Produção de Electricidade, PRODEL, Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade, ENDE, nomeados a 19 de Maio de 2020, por Despachos Presidencias,números 68 e 69 de 18 de Maio, tomaram posse, ontem, 20 de Maio em Luanda, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, cerimônia testemunhada pelos Secretários de Estado da Energia e para Águas e outros Responsáveis do MINEA e de Empresas do Sector, acto realizado com observância das medidas de segurança para prevenção de contágio da COVID 19.
Foi assim empossado o Engenheiro Joaquim Ventura como Presidente do Conselho de Administração da PRODEL que conta ainda com Administradores Executivos, Pedro Eduardo Manuel Afonso, Euclides Morais de Brito, Benício Pedro Machado, Rosa Afonso Miguel e Francisco de Maria de Meireles Vasconcelos Júnior, Emanuela Bernardett Afonso Vieira Lopes, Administradores Não Executivos.
Ao Cargo de Presidente do Conselho de Administração da ENDE tomou posse o Engenheiro Hélder de Jesus Garcia Adão, como Administradores Executivos, João de Deus Pereira Furtado, Pedro Estêvão Buca, Manuel de Jesus Neto Adão, Isabel Augusto dos Santos e Mário Alberto Mendonça da Silva, João Simão Manuel da Silva, Administradores Não Executivo.
O acto serviu também para empossar Venceslau Txindji Chissupa, ao cargo de Administrador Executivo da Empresa Pública de Águas, EPAL, nomeado pelo Despacho Presidencial número 67/20.
Os empossados assumiram o compromisso de cooperar nos fins superiores do Estado, defendendo as leis e dedicar-se ao serviço público com zelo.
O ministro, João Baptista Borges na sua comunicação, apontou a necessidade do engajamento de todos para desenvolvimento do sector da energia e águas no país, recomendando a melhor utilização dos recursos humanos disponíveis, tendo referido que a retirada de subsídios à preço leva a que as empresas sobrevivam das receitas arrecadadas, fruto das vendas a realizar.
O Ministro espera ainda que os Conselhos de Administração ora empossados “efectuem o seu serviço com a máxima qualidade, coesão, transparência eficiência a todos os níveis”.
Baptista Borges, apela ainda aos novos conselhos a uma maior aproximação às comunidades, facilitando desta forma, a tomada de melhores decisões.
João Borges terminou a sua intervenção, reconhecendo e agradecendo os esforços desenvolvidos pelas Administrações cessantes.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINEA, em Luanda , 21 de Maio de 2020.