Reunidos nesta nesta sexta-feira, 15 de Maio, em Viana-Luanda, nas Instalações da Multi Parques, a base do Centro Operacional do Núcleo de Gestão de Distribuição de Água às Comunidades de zonas sem cobertura da rede pública de água, sob presidência do Titular do Sector Eléctrico e das Águas, foi avaliada a actividade desenvolvida no País, durante a primeira semana desta terceira etapa do estado de emergência, no âmbito do Plano de Contingência para Combate a Pandemia do COVID-19, que reserva ao subsector das Águas, um papel preponderante.
Nesta reunião estiveram presentes o Secretário de Estado para as Águas, a Administração da EPAL, Directores Nacionais do MINEA entre outros convidados.
A coordenação informou que durante a semana foram distribuídos cerca de 10 milhões e 400 mil litros de água. A média de camiões cisternas é de 63 camiões.
Quanto à articulação com as administrações existem melhorias.
Os hospitais continuam na lista das prioridades.
Quanto ao Mussulo, o abastecimento continua em coordenação com o Exército.
As preocupações maiores prendem-se com o Rocha Pinto, sendo que ainda se verificam munícipes a atravessar a estrada 21 de janeiro, com reservatórios de água á cabeça, representando enorme perigo de vida e embaraço ao trânsito rodoviário, uma situação que o Ministro Borges pretende estancada no mais curto espaço de tempo.
O Ministro referiu que pretende visitar o KM9 e os Mulenvos para constatar o actual momento que marca aquelas populações, depois de voltarem a registar água a jorrar nas suas torneiras.
Sobre as províncias, consta que foram registados alguns problemas na Lunda Norte, Ondjiva (Cunene), Ndalatando (Cuanza Norte) e Huambo.
Após esta reunião de balanço, onde foi passado em revista a actividade da EPAL ao longo da semana e também a discussões sobre os casos mais críticos e possíveis soluções, o Ministro da Energia e Águas e a comitiva que o acompanhou, foi visitar um dos pontos de reclamação, o Zango 3, nas Casas Azuis, para constatar “in loco “o grau de reclamações e descontentamento da população aí residente. O governante conversou com a população, questionou o nível de descontentamento da população e baixou recomendações à EPAL para que no curto espaço de tempo sejam ultrapassados problemas aí apresentados. A EPAL deve então criar alternativas para distribuir água nem que seja de uma forma alternada.
O terminal disponível para denúncia de condutas indecorosas no cumprimento do programa de distribuição de água às populações é 938080702/938080802
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA, 15 de Maio de 2020