No âmbito das relações de cooperação bilateral entre a República de Angola e os Estados Unidos da América no domínio da Energia Eléctrica, o Ministério da Energia e Águas em parceria com a embaixada Americana, realizaram hoje, dia 10 de Setembro, no Anfiteatro da ENDE, a palestra sobre “ O Financiamento dos Projectos de Energias Renováveis e o Ambiente Regulatório Óptimo para o Sector da energia e Águas".
O certame teve como finalidade criar oportunidades de discussão com vários intervenientes no desenvolvimento das energias renováveis no que concerne aos desafios das iniciativas de empreendedorismo na área das energias renováveis em Angola e a experiência dos Estados Unidos da América nesse domínio.
Durante o acto, o Ministro da Energia e Águas, Eng. João Baptista Borges, frisou em seu discurso que esta iniciativa de intercâmbio que reúne hoje representantes das empresas públicas e privadas do sector da energia serve para partilharmos uma experiência que certamente ajudará a adequar as práticas para implementação das energias renováveis, por intermédio de um programa de financiamento que facilite a implementação da energia solar em clientes residenciais, comerciais e governamentais, com baixos investimentos inicias que permitam a expansão do processo de electrificação em áreas que ainda não beneficiam de energia eléctrica.
No referido evento, a embaixadora dos Estados Unidos de América, acreditada na República de Angola, Sra. Nina Maria Fite, procedeu uma intervenção no referido acto frisando que as energias renováveis são vitais para a segurança energética do nosso país, ao diversificar as nossas fontes de energia que incluem combustíveis fósseis, como gás natural e petróleo, mas também energia nuclear e energia renováveis, como a energia solar e eólica, os Estados Unidos incentivam a prosperidade e criam uma base para o crescimento económico futuro.
Participaram do referido evento, corpo diplomático da Embaixada dos Estados Unidos em Angola, Directores, quadros seniores do MINEA, Institutos públicos, Instituto Regulador dos Serviços de Electricidade e Águas, das Empresas públicas e privadas do sector da Energia, Técnicos do Sector e Convidados.