Na manhã de 13 de fevereiro de 2025, o Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, visitou a Estação de Tratamento de Água (ETA) Luanda Sudeste, a maior infraestrutura da EPAL, com capacidade de produção de 224 mil metros cúbicos de água por dia. Acompanhado pelo Secretário de Estado para as Águas, António Rodrigues Belsa da Costa, e pela Administração da EPAL, o ministro avaliou as condições de funcionamento da estação e os desafios enfrentados.
Durante a visita, foi discutida a melhoria da eficiência da ETA e o aumento da oferta de água potável para Luanda, com a participação de empresas parceiras, como a DAR, ACQUACORP, SUEZ, OWINI, e a financiadora GEMCORP.
O Ministro destacou a importância do programa PRÓ ÁGUAS, que visa melhorar a cobertura do abastecimento de água em Luanda e atender as zonas periféricas. Apelou também à EPAL para a implementação de medidas de contagem nos grandes clientes e para investir na formação e capacitação de seus quadros, além da aquisição de equipamentos adequados para melhorar a segurança e eficiência operacional.
Por fim, João Baptista Borges pediu à EPAL que trabalhe na recuperação da sua imagem pública, promovendo uma gestão mais eficiente da produção de água e cooperando com os parceiros para fortalecer a infraestrutura e os recursos humanos da empresa.