No âmbito da melhoria do aumento da capacidade de produção e distribuição de água potável em Luanda, realizou-se, hoje, 18 de Dezembro, em Kikuxi, Luanda, a aplicação inovadora em Angola/Luanda, uma tecnologia moderna "pipe jacking" sem corte de estrada, realizada na avenida Fidel de Castro, na intersecção do canal de transporte de água do Kikuxi.
O acto serviu para a travessia das condutas de diâmetro 1400 milímetros existentes naquela localidade, cujo os benefícios directos desta actividade serão refletidos no aumento e /ou disponibilidade de água bruta para as Estação de Tratamento de Luanda Sudeste, Kikuxi Nova, Kikuxi Antiga e Luanda Sul. Com ela, prevê-se o aumento da capacidade de adução de água bruta a partir da estação de bombagem de Cassaque, de 2,6 metros cúbicos por segundo de água para 5,6 metros cúbicos por segundo. Refere-se ainda que o Projecto trará melhorias na distribuição de água nas zonas de influência dos centros de distribuição dependentes das estações beneficiadas do reforço.
De realçar que esta actividade foi testemunhada pelo Secretário de Estado para as Águas, Lucrécio Costa, o Vice-presidente da Ordem dos Engenheiros, Baltazar de Almeida, o PCA da EPAL, Fernando Cunha, a Directora Nacional das Águas, Elsa Ramos, o Director Nacional da Agricultura, Manuel Dias, o Administrador Adjunto de Viana para a área tecnica, Barnabé Raimundo, um representante do INEA e demais convidados.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA, Luanda, 18 de Dezembro de 2020