No âmbito da melhoria dos serviços de abastecimento de água potável para província do Bengo, foi hoje, 15 de Dezembro de 2020, lançada a primeira pedra da construção do Laboratório de Monitorização de Qualidade da Água. A construção desta infraestrutura, enquadra-se na Estratégia do Governo de Controlo da Qualidade da Água para consumo humano e para águas residuais, com capacidade para analisar cerca de 47 parâmetros físicos, químicos e microbiológicos legalmente estabelecidos.
Importa referir que do ponto de vista técnico, o laboratório tem uma área de implementação de 302 m2, um laboratório de microbiologia e um de físico/químico, salas de recepção e preparação de amostras, gabinetes de trabalho e salas de reuniões, de refeições, instalações sanitárias e vestiários.
O evento contou com presença da anfitriã, a Governadora da província, a senhora Mara Baptista Quiosa, testemunhado pelo Secretário de Estado para as Águas, Lucrécio Alexandre Costa, o Vice-Governador para Infra-estruturas e Serviços Técnicos, Agostinho da Rocha Silva, da Directora Nacional das Águas, Elsa Ramos e responsáveis do sector das águas .
De salientar que a obra está a cargo da empresa Casais Angola, o empreiteiro oficial, tendo um valor contratual de 899.136,82USD e tem como fiscais as empresas FaseIIAngola e a fase Space Project e conta com um prazo de execução de 8 meses.
Este Projecto conta com o financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA, em Luanda, 15 de Dezembro de 2020