O Gabinete de Aproveitamento de Médio Kwanza(GAMEK) informa que decorre desde o passado dia 11 de Novembro, o comissionamento do sexto e último grupo (UG#06) da Central principal do Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca, com uma potência unitária de 334 MW, sendo expectável que o mesmo entre em serviço comercial , antecipada para esta quarta-feira, 16 de Dezembro de 2020. De salientar que este passo vem marcar um dos importantes marcos que deve concorrer para o aumento da capacidade de produção de electricidade no quadro da estratégia do Executivo reflectida na criação de condições para melhoria dos indicadores económicos e do nível de vida dos cidadãos, podendo ser possível a integração deste activo na Rede Nacional de Electricidade Nacional .
Este grande marco poderá, igualmente, concorrer, para a industrialização do país, e contribuir para elevar os níveis de empregabilidade dos cidadãos e integração económica do país às regiões económicas às quais está associado.
É digno de realce o facto de a Barragem Hidroeléctrica de Laúca, cuja construção teve início no ano de 2013 com o desvio do rio, constituir uma das principais obras hidroeléctricas construídas na última década no continente africano, sendo apenas ultrapassada pelo Aproveitamento Hidroeléctrico da Grande Barragem do Renascimento Etíope.
O Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca conta com uma Central Principal com 6 grupos geradores com turbinas do tipo Francis de eixo vertical, com uma potência unitária de 334 MW, o que totaliza uma potência instalada de 2004 MW e uma Central Ecológica com um grupo Francis de eixo vertical de 67 MW.
Paralelamente aos benefícios associados à produção de electricidade nas suas duas Centrais, esta barragem criou também um grande lago artificial no Médio Kwanza, que contribuiu para a regularização dos caudais naturais, adicionando valor para a exploração do Aproveitamento Hidroeléctrico de Cambambe e para os futuros empreendimentos econômicos e sociais a contruir na faixa entre Laúca e Cambambe. A gestão do projecto está sob responsabilidade do GAMEK, em representação do Ministério de Energia e Águas, que congrega a experiência de quadros nacionais na gestão da construção de obras de tamanha magnitude e complexidade.
GAMEK - GABINETE DE APROVEITAMENTO DO MÉDIO KWANZA