Realizou-se hoje, 19 de Outubro, em Luanda, a reunião virtual presidida pelo Secretário de Estado para as Águas, Eng. Lucrécio Alexandre da Costa, para a apresentação prévia ao Governo da Província de Malange, o trabalho desenvolvido sobre o Plano Director de Saneamento para a cidade de Malange e das soluções alternativas.
O documento apreciado hoje, enquadra-se na política do Governo de Angola, de prossecução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) publicados pela ONU, que visam a criação de um modelo global de governança que inclui a protecção do ambiente e combate às alterações climáticas e à promoção da prosperidade e do bem-estar para todos até 2030.
O Plano Director inclui a operação dos sistemas, a necessidade de criar e de manter em funcionamento o Serviço de Saneamento. Este processo é designado por, “Citywide Inclusive Sanitation”, Saneamento Municipal Inclusivo, que prevê a inclusão das comunidades na solução da operação dos sistemas de saneamento.
O presente Plano Director insere-se no PDISA II que tem financiamento do Banco Mundial e da Agência Francesa de Desenvolvimento, estando prevista a disponibilização de verbas necessárias para melhorar o saneamento na cidade de Malanje. Há um conjunto de investimentos, os designados projectos piloto, que serão implementados, sobretudo nas áreas mais necessitadas onde a solução do saneamento local (on-site sanitation) é a mais aconselhada, por esta razão é imperioso o envolvimento directo das entidades responsáveis pelo Serviço de Saneamento, a Empresa de Águas de Malanje, o Governo Provincial e a Administração Municipal, para que se cumpra com sucesso os objectivos da implementação do Plano.
O encontro virtual contou com a presença de Excelentíssimo Governador da Província de Malange, Dr. Norberto Fernandes dos Santos, Vice governadores, Directores provinciais, a Empresa de Águas e ainda o Bastonário Adjunto da Ordem dos Engenheiros de Angola.
De salientar que o Plano Director foi elaborado pela Empresa Coba. Está agendado para os próximos dias,
22 e 23 de Outubro, um workshop onde se pretende o envolvimento das entidades comunitárias, sector privado, ONG's, para o acolhimento das diversas opiniões, preocupações e necessidades que possam ser conhecidas e consideradas no desenho do Plano Director.
MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS, em Luanda 19 de Outubro de 2020.