Com o objectivo de atingir as aspirações do PND no âmbito do Projecto de Electrificação e Ligações Domiciliares do corredor Zaire-Bengo, financiado pela Linha de Crédito da China (LCC), o Ministério da Energia e Águas torna público que na manhã de hoje, 10 de Dezembro, inaugurou na província do Zaire, diversas Infra-estruturas Eléctricas e de Águas, fundamentais para o relançamento da vida económica nos municípios de Tomboco , Kuimba e MBanza Kongo, integradas nas acções do Executivo para a melhoria do bem-estar social da população.
As inaugurações foram presididas pelo Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, e contou com a presença do Governador da Província do Zaire, Pedro Maquita Armando Júlia .
Os governantes começaram por inaugurar a nova Subestação de 220/30 kv do Tomboco, município localizado a 155 km de Mbanza Kongo, com potência instalada de 60 MVAs, com 18 PTs instalados para beneficiar cerca de 2000 mil famílias desta localidade .
Na sequência da cerimônia os governantes e demais entidades deslocaram-se a cidade de MBanza Kongo, onde foi inaugurada a nova Estação de Tratamento de Água que sofreu um aumento significativo da sua capacidade para atender às necessidades actuais, constituída pelos respetivos componentes ;
• Captação com capacidade de 1.000 m3/h;
• Conduta adutora água bruta em FFD K9 DN 500mm e L=160 M;
• ETA de capacidade de 1.000 m37h e reserva de 1.000m3;
• Conduta adutora de água tratada em FFD K9 DN 600 MM de L=1.090M;
• Reservatório apoiado de capacidade 2.000 m3 e reservatório elevado de 1.000m3 a 10m;
• 192 Km de rede de distribuição;
• 494 Ligações domiciliárias;
• 6458 Ligações de quintal;
• 88 Chafarizes.
Já no município do Cuimba, foi inaugurada a Subestação que envolve uma rede com raio de acção de electrificação com cerca 40 km, comportando 24 PTs, que vão alimentar mais de 5.0000 mil famílias.
No decorrer do evento o Ministro João Baptista Borges orientou a ENDE no sentido facilitar a tramitação dos contratos dos consumidores, para que haja maior aderência deste serviço e criar maior interação com a empresa, para maior promoção do acesso a este serviço garantido e estimulando as receitas para retorno dos investimentos feitos.
O projecto, que custou cerca de 430 milhões de dólares aos cofres do Estado.
Abordado pela comunicação social, o Ministro da Energia e Águas referiu que este investimento abre portas a todos os que pretendem investir na província e, por outro lado, os operadores econômicos já se podem sentir aliviados com os custos absorvidos pela compra de combustíveis para alimentar os geradores.
Já o Governador do Zaire, pediu que a população cuide e vigie estes bens, tendo referido que a energia é um grande bem e que sem ela não há desenvolvimento.
O Governador agradeceu de igual modo o empenho particular do Ministro e dos quadros do Sector pelo engajamento no aumento da capacidade de oferta de água e de luz ao Zaire.
Importa ainda referir que o programa de visita do Ministro da Energia Energia Águas ao Zaire, contempla ainda a inauguração da subestação do Noqui que será procedida amanhã, 11 de Dezembro.
Recordamos entretanto, que o Sector da Energia e Águas assume-se como uma peça fundamental da estratégia do Governo para o desenvolvimento económico e social, tendo para o efeito definido um Programa com metas ambiciosas para o período 2018-2022, que permitirá melhorar os níveis de acesso à energia eléctrica e à água potável, que passa pelo aumento da capacidade instalada, bem como da expansão da utilização das energias renováveis.