Foi hoje, 18 de Novembro, lançado em Luanda, no Anfiteatro da EPAL, no Talatona, o Fórum Nacional de Água e Saneamento (FONAS).
O encontro começou com a intervenção da UNICEF, por intermédio do seu representante em Angola, Abubacar Sultan, que teceu algumas considerações sobre o FONAS, reiterando a parceria com o Ministério da Energia e Águas e o Ministério do Ambiente, tendo referido que é uma parceria que pretende preservar e incrementar.
Referiu também a importância que é dada ao acesso universal à água com qualidade para o consumo humano, bem como o saneamento, que é garantido pelo Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022.
Abubacar Sultan deu os parabéns, no seu discurso, ao Executivo, pelo estabelecimento do FONAS, tendo referido que este tipo de plataformas constituem boas práticas na melhoria da articulação, da cooperação e comunicação e partilha de informação para a construção e aproveitamento de sinergias entre actores relevantes, possuindo potencial para a mobilização de recursos que contribuam para um mais eficiente desenvolvimento do Sector.
Já a Ministra do Ambiente, Dra. Paula Francisco Coelho, referiu no início do seu discurso a importância da água e saneamento visto estar associada à qualidade de vida dos seres humanos e ser uma das metas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
A Sra. Ministra referiu ainda que o FONAS apresenta-se como um elo importante no apoio das acções do Sector de Águas, Saneamento e Higiene, propondo ao Executivo acções estratégicas, assegurando assim uma melhor harmonização e coordenação dos processos de planificação e alinhamento multissetorial.
Por último, na sua intervenção, o Sr. Ministro da Energia e Águas, Eng. João Baptista Borges, mostrou a sua satisfação na participação neste evento que marca a criação do FONAS, que responde, segundo o Ministro, a uma necessidade sentida a vários anos, da criação de uma plataforma de trabalho em rede para a coordenação do Sector de Água, Saneamento e Higiene, em Angola, capaz de promover sinergias, parcerias e iniciativas de investimento conjunto e assim, alavancando recursos financeiros para o sector.
Referiu ainda o Ministro que o objectivo principal do Fórum é o de facilitar a funcionalidade de uma rede de contactos e de ligações entre todas as partes interessadas e envolvidas no sector de água e saneamento em Angola, além de permitir a transferência e troca de experiências, a partilha de informações entre os seus membros e terceiros.
Ainda no seu discurso, o Ministro da Energia e Águas referiu que Angola tem feito grandes investimentos ao nível da água e saneamento na capital do país, capitais provinciais e municipais e nas áreas periurbanas e rurais, mas que no entanto, os recursos hídricos, que são abundantes, estão ainda por ser eficazmente geridos de forma integrada.
Falou ainda da importância do FONAS, dizendo que é através do mesmo que o Governo e doadores promoverão, apoiarão e coordenarão, de forma conjunta, o desenvolvimento sustentável e integrado dos recursos hídricos para o desenvolvimento socioeconômico de Angola, de acordo com o Plano Nacional de Águas.
O FONAS permitirá assim, criar uma rede de entidades parceiras, sendo que o Fórum será órgão central de preparação de experiências, diretrizes e conceitos e que servirá de sede de troca de conhecimentos sobre o sector de água e saneamento em Angola. O FONAS irá ainda aumentar de forma significativa o número de pessoas que irão fornecer contribuições valiosas para o desenvolvimento e aumentar o número de parceiros envolvidos do Sector. Irá ainda captar investimentos, tanto nacionais como internacionais e promover parcerias para o sector de água e saneamento, entre outros.
A seguir a este momento, houve a apresentação da proposta do FONAS por parte da Assistência Técnica, com direito a perguntas e respostas e o encerramento da actividade ficou a cabo do Excelentíssimo Secretário de Estado para as Águas, Eng. Lucrécio Costa.
Esta actividade contou com a presença do Ministro da Energia e Águas, Eng. João Baptista Borges, da Ministra do Ambiente, Dra. Paula Francisco, do Secretário de Estado para as Águas, Eng. Lucrécio Costa, do Representante da UNICEF em Angola, Sr. Abubacar Sultan, Directores Nacionais dos diversos ministérios e convidados.
Fonte: GCII, em Luanda aos 18 de Novembro de 2019.