O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges deslocou-se hoje, 16 de Julho de 2024, à província do Cuanza Norte, onde, ladeado pelo governador provincial, João Diogo Gaspar e pelo Secretário de Estado para as Águas, António Belsa da Costa, efectuou visitas a empreendimentos do subsector de águas.
Nestes termos, João Baptista Borges e a comitiva do ministério que dirige, começou por visitar a estação de tratamento de água do município do Lucala, onde foi orientada a sua reabilitação.
No seguimento da visita, João Baptista Borges deslocou-se ao estaleiro da obra do novo sistema de abastecimento de água a partir do rio Lucala. Esta estratégica infraestrutura tem uma execução física na ordem dos 90% e prevê-se a sua conclusão para o próximo mês de Outubro. Prevê-se que esta ETA abranja cerca de 214 mil habitantes, tendo criado, igualmente, muitos postos de trabalho, principalmente para a juventude local.
A captação e a ETA também foram alvo de visita por parte da delegação.
O hospital geral do Cuanza Norte foi igualmente alvo de visita por parte dos governantes. João Baptista Borges fez questão de se inteirar dos progressos relativos às questões do abastecimento de água à unidade hospitalar, bem como a energia e o saneamento. Para finalizar a jornada de campo, o reservatório de transição (RT4) foi também alvo de uma visita.
Houve ainda tempo para uma reunião de balanço da visita.