Decorreu hoje, 7 de Junho de 2024, na província da Huíla, mais precisamente na cidade do Lubango, a cerimónia de entrega de certificado da área desminada no traçado da linha de transporte de electricidade a 400 KV Huambo - Lubango.
A importante cerimónia contou com a presença do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, do ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos Liberdade, bem como o secretário de Estado para a Energia, Arlindo Carlos, o vice-governador da Huíla e também do Huambo, o representante do Banco Africano de Desenvolvimento para Angola e São Tomé, diversos responsáveis dos dois ministérios presentes e convidados.
Após a entrega do certificado, o ministro João Ernesto dos Santos Liberdade, em palavras aos presentes, agradeceu o empenho do Ministério da Energia e Águas que culminou neste acto, tendo também tecido considerações acerca da importância do acto, de um modo geral.
Por sua vez, o ministro João Baptista Borges, começou por agradecer o empenho do ministro João Ernesto dos Santos Liberdade para o êxito que culminou nesta cerimónia, tendo também realçado a importância da desminagem para a implementação do projecto.
Continuando, referiu que o grande objectivo é trazer mais capacidade energética para acudir a todas as necessidades da região. Enalteceu o trabalho que tem vindo a ser feito no âmbito da desminagem, de elevada importância para o Sector, sendo que tem um papel fundamental para o êxito da realização dos vários projectos de electrificação do país.
João Baptista Borges referiu que este projecto da linha que liga o Huambo ao Lubango irá empregar muitos jovens, dado que para o ministro, é muito importante.
Foi igualmente realizado o acto simbólico da entrega de uma viatura à equipa de desminagem no local.
Importa realçar que a construção da Linha de Transporte de Electricidade a 400 kV Huambo-Lubango compreenderá dois lotes numa extensão total
de 343 km.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS, LUBANGO, HUÍLA, 07 de Junho 2024